Circuito Vale Europeu em 5 dias


  
Igreja em estilo Enxaimel, única no Brasil.
 construída em 1917 e inaugurada em 1927




O Enxaimel

Os imigrantes alemães que chegaram ao Vale do Itajaí, em Santa Catarina, trouxeram consigo as lembranças e técnicas do fachwerk, aqui dito enxaimel.
Os exemplares mais antigos de enxaimel demonstram a engenhosidade da estrutura que não usava pregos e sim encaixes nas vigas para sustentar as construções. Outros, apresentam pregos grandes de madeira e não de metal.

As vigas, ao serem cortadas, eram marcadas com sinais, geralmente algarismos romanos, para facilitar a identificação, sua posição e ordem correta, para não desandar a obra e não ocorrer confusões.

Em casas mais antigas as vigas eram modeladas com machado e não com serras. Em muitos casos, os pregos não existiam, sendo que o encaixe era feito por pregos ou pinos de madeira mesmo.

Após formar o esqueleto, fazia-se o telhado. Existia até a Festa da Cumieira, quando o cume da casa estava feito. Com o telhado cobrindo a superfície de madeira, as obras poderiam prosseguir normalmente.

Os painéis de vedação são os espaços que sobram entre as vigas. Estes espaços, são tapados com tijolos. O detalhe interessante é que nas casas mais antigas os tijolos, feitos em fornos manuais, saíram com cores diferentes devido a diferenças na intensidade do calor. Para certas construções, isto poderia significar um defeito, uma falta de padrão ou desigualdade. Mas no enxaimel, isto confere um charme especial à obra, deixando-a notavelmente artesanal.

Comecei o relato do Vale Europeu pela descrição de construção em estilo enxaimel por que é uma arquitetura marcante na região e é constante ao longo do circuito. Como ele começa na cidade de Timbó, é indispensável a visita ao museu do imigrante , no centro da cidade. ( R$ 2,00 ).

Nosso roteiro foi adaptado para cinco dias , já que fizemos anteriormente parte do circuito que vai até Pomerode em outra oportunidade. 

Partimos de Indaial deixando o carro no Hotel Indaial, sem precisar pagar diária do carro, para o que seria o terceiro dia do circuito, primeiro nosso, em direção a Ascurra, Apiúna e Rodeio. O trajeto é bem plano e bem tranquilo, sem surpresas ,tirando o salto que um gato deu pra abrir a porta de casa no Castelli Mondini. As atrações são: A ponte pênsil em Apiúna , já que a de Indaial está interditada há tempo, e sua igreja matriz Sant'Ana....
Ponte dos arcos em Indaial

Ponte pênsil em Indaial interditada




Ponte pênsil em Apiúna

Em Ascurra, destaque para a Igreja Matriz Santo Ambrósio (1912) e o Colégio São Paulo (1926).


Fim do primeiro dia.

Rodeio é o início do segundo dia e começa com chuva, mas a pousada Quinta da Gávea é tão aconchegante que não dá mais vontade de ir embora, seus donos ,o Ricardo tem uma oficina de tipografia ( forma de impressão de papel á moda antiga ,artesanal e interessantíssima, cheia de detalhes fantásticos ,ecológica e linda); e a Patrícia , atenciosa, cozinheira fenomenal, sabe fazer deliciosos pratos aproveitando tudo que o campo oferece com sustentabilidade e criatividade , além de práticas naturais. eventualmente são oferecidos workshops de tipografia e lá pode-se fazer sessões de massagens; reflexoterapia; geoterapia, cromoterapia, nutrição natural; banhos medicinais; e máscaras naturais.  Há também a biblioteca e a videoteca pra ler ou assistir a um filme bem tranquilo. Aliás, eles foram premiados pela segunda vez pelo projeto " Biblioteca Rural" enquanto estávamos lá.... Parabéns mais uma vez por esse lindo projeto. Não posso deixar de dizer também que pode-se lavar as roupas sujas depois da pedalada enquanto relaxa ou brinca com o Astrolábio.... cão dos donos.... 

Saímos às 11:30 do dia 03/08 ,quarta, rumo a Dr Pedrinho. Particularmente o dia mais lindo do circuito. Tem cachoeiras, lindas paisagens , muita mata atlântica e subidas...☺☺








Um cachorro quase derruba um dos integrantes da equipe, mas após espantar o cão atrapalhado, continuamos por estradas lindas e de beleza síngulares...

Caminho dos Anjos.

Salto do Zinco ao longe


Erlon Charles Fernandes


Igreja luterana de Ribeirão Liberdade  vista por dentro
Benedito Novo SC


Faltando 10 km para Dr Pedrinho , uma parada pra comer um bolinho de pizza na barraca da dona Luci.
Erlon Charles Fernandes

Chegamos no Hotel Dona Hilda às 19:45 e enquanto jantávamos as roupas eram lavadas. Hotel excelente com jantar e café da manhã maravilhosos, lanchinho pra levar e cerveja bem gelada. E quartos cheirosos demais. Nada como um belo banho e Berço...
 Nosso terceiro dia tinha um sol lindo e rumo ao Alto cedros ,optamos ,obrigatoriamente , em ir pelo caminho da Gruta de Santo Antônio, por que o outro caminho que vai pela cachoeira do véu da noiva estava em obras e portanto perigoso. 


paisagem lunar da gruta Santo Antônio


Parada pra abastecer

na Pousada da Familia Duwe.  travessia de canoa pra chegar na pousada.
 link da pousada Familia Duwe no Facebook


Na Pousada Duwe teve até um café inesperado 0800


Pousada  Duwe






chegada em Timbó

A rota foi uma alternativa mais rápida e divertida levando em conta o pouco tempo disponivel mas não tão menos emocionante. 

É isso aí.  até a próxima










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garopaba: Ferrugem -Sirú -Gamboa -Túnel

Urubici com Morro do Campestre e Pedal dos Bitus

SC - Praia do Sonho - Pinheira - Guarda do Embaú - Cachoeiras de Paulo Lopes em 2 dias