Nesta Páscoa de 2017 a equipe Coxa Grossa foi para a Cidade de Urubici a 169 km de Floripa.

Nesta Páscoa de 2017 a equipe Coxa Grossa foi para a Cidade de Urubici a 169 km de Floripa.
                                     
                                                ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

A aventura começou na Quinta dia 13 com um café no Engenho da serra , início da BR 282 .
ao chegar em Urubici fomos atras de pousada por que não havíamos feito reserva e só encontrávamos de quinta pra sexta mas pros outros dias estavam ocupados.
foi quando batemos na pousada da Amélia que nos ofereceu uma suíte para uma  noite mas um quarto sem chuveiro pra outra. ficaria inviável por que depois da bike nada melhor que um banho. Mas aí começou a aparecer a simpatia e a hospitalidade Urubiciense.
Garimpando por telefonemas a Amélia nos indicou a Pousada Alternativa da Tânia Roveda (contato ).

Após estabelecidos partimos para o Morro da Igreja, mas o tempo não estava animador e seguimos adiante até a serra do Corvo Branco .
A estrada é ótima , asfaltada até certo ponto, mas depois ela vira estrada de chão com pedras, Basálticas, muito comuns na região.

As macieiras estavam carregadas é por toda a cidade é possível vê-las aos montes nessa época do ano e principalmente degustar esse fruto tão doce e suculento.


A serra do Corvo Branco fica entre os municípios de Urubici e Grão-Pará e no seu alto , que está a 1.150m do nível do mar, foi realizado o maior corte em rocha arenítica no Brasil, com 90 metros de altura. Neste local é possível visualizar e sentir o fenômeno do aquifero Garani. (você esta dentro dele)




Caminhando por dentro dele, observa-se do lado esquerdo de quem desce um paredão rochoso úmido, do lado esquerdo é seco. Isso acontece por causa da inclinação geral no sentido Leste - Oeste da formação rochosa do Arenito Botucatu (rocha sedimentar formadora do Aquífero Guarani). Sua porosidade é de 15% e tem uma espessura média de 200m por 1,2 milhão Km²,  sendo que a agua se movimenta cerca de 2 metros por dia até chegar ao Rio Paraná. Há 160 milhões de anos a lava vulcanica erqueu-se e soterrou o deserto da Pangéia dando origem à Serra Gera , confinando e alimentando o Aquífero. ( fonte: placa no local)


Depois dessa pedalada voltamos pra pousada.

Dia 14 de abril íamos subir o tão desejado Morro da Igreja mas o tempo fechou.

Então resolvemos ir em direção a São Joaquim pra conhecer as inscrições rupestres e o alto da cascata do Avencal e passar pelo mirante que proporciona uma vista de Urubici fantástica.
A rodovia tem acostamento mas em em uns poucos trechos o mato toma conta. mas é tranquilo de pedalar e os motorizados respeitam bastante. Há muitos cicloturistas então me parece que as pessoas ja se acostumaram com nossa presença. Mas....sempre há um apressado...





A tarde fomos ver um por do sol no Morro do Campestre , mas antes visitamos as cavernas dos Bugres. fomos de carro pq estava chovendo, não deu pra ir de bike.




Finalmente no Sábado de aleluia resolvemos ir para o Morro da Igreja e meio que desconfiado por causa do tempo partimos...

ANTES DE SUBIR O MORRO DA IGREJA O TURISTA TEM QUE PEGAR

AUTORIZAÇÃO NO  ICMBIO

NÃO SUBA SEM ESSA AUTORIZAÇÃO

Um quentão bem na entrada do parque ajuda a criar energia












A estrada é toda pavimentada mas é muito íngreme em alguns trechos, exige técnica e fôlego. mas é superável. Há buracos nas emendas entre asfalto e concreto. tome cuidado!!!!!

Leve água , pois só há uma bica lááááá em cima.

leve uma muda de camisa seca ,pois lá em cima é frio e na descida ela vai ser útil por baixo do corta vento.

Pare na cascata Véu de Noiva e faça um bom lanche maravilhoso ou almoce.

Íamos descer pela serra dos Bitus mas estava tarde e um morador falou que não seria bom irmos por ali pois a chuva estava por vir , Então resolvemos voltar pelo mesmo caminho da ida , por sorte, por que escureceu rápido e caiu uma chuva do cão ..... paramos lá em baixo pra tomar quentão e esperar a chuva passar.... o tempo muda incrivelmente lá...

LEVE LANCHE , BASTANTE ÁGUA , FAROL E SINALIZADORES.

VOLTAMOS sem energia elétrica e num breu total; PEQUE POR EXCESSO MAS NÃO PEQUE POR FALTA.




Erlon Kwiatkovski Fernandes e Karina Yukie Matsuda


Não deixe de visitar a gruta de Nossa Senhora da Glória e tomar o quentão com maçã, abacaxi e uva do seu Masar ( se não me engano) lá .

Deixe uma contribuição lá na caixinha também....eu acho que foi isso que me deu sorte em ver a pedra furada, pois é difícil vê-la em tempo nublado......

Enfim.... muito obrigado pela hospedagem, Tânia , à cidade de Urubici e a Deus , por essa páscoa maravilhosa , em nome da EQUIPE COXA GROSSA.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garopaba: Ferrugem -Sirú -Gamboa -Túnel

Urubici com Morro do Campestre e Pedal dos Bitus

SC - Praia do Sonho - Pinheira - Guarda do Embaú - Cachoeiras de Paulo Lopes em 2 dias